PRAÇA DUQUE DE CAXIAS, 705 - Centro - Goiana - PE
Tel: (81) 3626-0800
Clínica de Saúde Ocupanional, Assitencial e Preventiva
Saúde Preventiva
A Saúde Preventiva pode ser entendida como um conjunto de medidas e ações de saúde voltadas para a prevenção de doenças e/ou seu agravamento. Estamos, nesse entendimento, compreendendo a doença como sendo qualquer tipo de agravo à saúde, incluindo o trauma.
Como trabalharmos com saúde preventiva? Quais são as doenças que iremos evitar?
É importante, ao buscarmos respostas a estas perguntas, que tenhamos alguns dados para consulta.
Tal qual em um inventário de riscos, utilizado para prevenção de crises, precisamos saber quais são as principais ameaças presentes. Ou seja, quais são as doenças que mais matam e incapacitam na região. Estas devem ser as primeiras a serem prevenidas.
Se analisarmos as principais causas de mortalidade no ano 2006 em todas regiões do Brasil, perceberemos que as Doenças Cardiovasculares foram as principais causas de morte em nosso país, com mais de 300 mil mortes no ano, como também em cada Região Administrativa brasileira. Na Região Sudeste foi registrado o maior número absoluto de mortes por doenças cardiovasculares, com quase 176 mil óbitos. É também a região mais densamente povoada em nosso país.
Se fizermos uma análise percentual em relação ao número total de óbitos por região, perceberemos que, com exceção da Região Norte, que corresponde a cerca de 21% dos óbitos, o que ainda se constitui como principal causa de mortalidade na região, nas demais regiões está na faixa de 30% de todas as causas, o que representa um número muito alto.
Identificar os fatores de risco. Como fazer isso? É importante que sejam sempre consultados trabalhos científicos e consensos que deem suporte técnico-científico adequados à prática clínica. Não tem sentido e são desprovidas de qualquer comprovação científica, as práticas clínicas baseadas unicamente em experiência pessoal ou em dados obtidos em publicações leigas ou trabalhos inconclusivos.